terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Boi de Janeiro: Alegria e Tradição nas ruas de Ibitira.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Os três primeiros dias do ano em Ibitira são marcados por muita festa, cultura e tradição. Isto graças ao Boi de Janeiro que sai pelas ruas em homenagem a Santo  Reis (ou seja, os três Reis Magos), fazendo assim parte das festas chamadas de Reisado, repetindo uma tradição que já dura mais de  20 anos.
A cidade é tomada pela alegria das vestes coloridas do Boi de Janeiro e de suas grandes companheiras, as “caretas” (homens fantasiados de monstros que acompanham o Boi). Centenas de pessoas saem das suas casas para prestigiar a manifestação cultural, realizado pelo ex-vereador Humberto Machado.
Os grupos de foliões (nome  dado as pessoas que tocam os instrumentos enquanto o boi “samba”), geralmente pessoas das regiões circunvizinhas da cidade, esbanjam criatividade e sabedoria popular ao entoar canções que trazem misticismo, religião e crença popular.


Durante estes três dias, as ruas de Ibitira foi palco de uma grande festa da cultura popular, que além de uma manifestação artística, é uma das grandes sobreviventes da “luta” contra  a cultura de massa.









História


A dança folclórica do bumba-meu-boi é um dos traços culturais marcantes na cultura brasileira, principalmente na região Nordeste. A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios. O bumba-meu-boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. 


A história que envolve a dança é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade.

5 Comentaram, comente você também!:

É interessante as exibições de "O Boi de Janeiro"... é uma cultura local e deve ser preservada. Mas seria melhor se não ficasse como todos os anos (só desfilando nas ruas). Minha sugestão é que criem histórias para serem apresentadas no início ou no final (como acharem melhor Precisam dar mais riqueza ao evento. Aqui em nossa Ibitira tem muitas pessoas capazesde criarem peças para tais apresentações.
Parabéns pelo compromisso de todos os anos.

imagine ibitira sem Betão.muito faz por ibitira i pouco reconhecido pelos ibitirense.. BETÃO 2012,TAMOS JUNTOS E MISTURADO 2012 . E IBITIRA NELES

Imagine ibitira sem tonhão. dá no mesmo.
rsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsr

MÁS UMA VEZ BETÃO ESTÁ AÍ VALORIZANDO O FOLCLORE DO NOSSO MUNICÍPIO. QUE SERIA DA CULTURA DESSE LUGAR SEM VC?

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da postagem;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupem em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

 

Últimos Eventos

DSC_5631 [MARCA D'ÁGUA EVENTOS]
Prefeito inaugura quadra poliesportiva no Riacho do Bandeira
DSC_5881 [MARCA D'ÁGUA EVENTOS]
Milhares de pessoas prestigiam 4ª Cavalgada da Independência
DSC_7430 [MARCA D'ÁGUA EVENTOS]
Ato cívico em Comemoração ao 7 de Setembro em Ibitira
DSC_7430 [MARCA D'ÁGUA EVENTOS]
Projeto FACE e TAL no Colégio Estadual Profª Lia Publio de Castro
DSC_7430 [MARCA D'ÁGUA EVENTOS]
Dia do Estudante